Make your own free website on Tripod.com
 
 

Adiquirir os componentes

Algumas vezes, encontrar os componentes adequados para um circuito pode representar um problema

A descrição de um projeto eletrônico inclui uma lista de componentes, ou seja a lista do material necessário para a realização do mesmo. Os componentes podem ser adquiridos numa loja de eletrônica, ou também numa loja especializada em acessórios para televisão. As lojas que estão associadas em empresas nacionais de distribuição, tem geralmente mais material e podem proporcionar componentes menos habituais.

Feiras de Eletrônica e Rádio=> Nas feiras para os rádio-amadores vendem-se componentes eletrônicos: também podem se fazer excelentes negócios. Pode-se conseguir também material com algum defeito, de escassa qualidade ou que tenha sido recuperado de dispositivos já usados. Como sempre, nestes casos é necessário conhecer a confiabilidade do fabricante, tarefa que não resulta fácil.

Equivalentes? Nem sempre o componente oferecido em vez do que foi pedido é satisfatório

Frequentemente, ouvimos dizer em uma loja: "não tenho o transistor que me pediu, mas posso fornecer-lhe este outro que é equivalente". A verdadeira equivalência não existe. Freqüentemente, um componente pode ser utilizado em vez de outro, devendo no entanto respeitar os parâmetros de desenho desse circuito, fato que nem sempre é fácil de determinar. Para qualquer caso podemos dar algumas regras simples, especialmente para os componentes passivos (pricipalmente) resistências e capacitores.

Critérios empíricos de substituição=> Em vez de uma resistência determinada pode-se por outra de potência superior, sendo no entanto aconselhável que o valor seja o mais parecido possível. Um capacitor pode ser substituído por outro com uma tensão mais alta, dado que se trata apenas de um limite de "rotura", mas não por outro que tenha uma tensão inferior à necessária. Se o valor requerido a um capacitor não está disponível, em alguns casos podemos tentar com um de valor superior, especialmente no caso de capacitores "eletrolíticos". Para os transistores é difícil estabelecer critérios, mas no mínimo o componente que é proposto deve poder suportar a tensão, a corrente e a potência do que foi substituído.

 

 
 
Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.