A FINALIDADE DA SOLDA
A solda tem duas funções em qualquer aparelho eletrônico: ao mesmo tempo que ela segura firmemente em posição de funcionamento (pelos terminais) principalmente os componentes pequenos, ela proporciona a conexão elétrica desses componentes com o restante do circuito.Isso significa que a função da solda é tanto elétrica como mecânica.
Os componentes pequenos tais como resistores, capacitores e diodos aproveitam as duas funções da solda, já que ela deve sustentar o peso da peça e proporcionar caminho para a corrente que circula por ela, simultaneamente
.
A SOLDA=> Como a solda tem dupla finalidade (e em alguns casos tripla), ela deverá ser feita de um material que tenha propriedades condizentes com aquilo que se deseja dela. Então, dado que os componentes eletrônicos que devem ser sustentados são leves, ela não precisa ser extremamente resistente a esforços mecânicos. Por outro lado, deve apresentar uma resistência elétrica suficientemente baixa para proporcionar um percurso fácil à corrente elétrica.O material deverá ainda fundir-se a uma temperatura suficientemente baixa para permitir sua utilização fácil com um soldador pequeno.
Nos trabalhos de eletrônica emprega-se uma liga de chumbo com estanho, que tem as características apresentadas na figura abaixo.

A solda utilizada nos trabalhos de eletrônica consiste, portanto, numa liga de estanho com chumbo que, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado, está na proporção de 60/40, ou próximo disso.
Para facilitar os trabalhos de soldagem, essa solda é fornecida basicamente em fios que contêm em seu interior uma resina limpadora que ajuda na aderência da solda. Rolos, cartelinhas e mesmo tubinhos podem ser adquiridos contendo essa solda, conforme a figura.

Em alguns casos, esse tipo de solda pode ser adquirido em barras como, por exemplo, para serem usadas em banhos de solda, quando maior quantidade é derretida num cadinho. Essa solda em barra, entretanto, é mais usada em processos industriais de soldagem em massa.
Para nós, que vamos fazer pequenas montagens, serviços de reparos etc., a melhor solda é a que vem em fios de 0,8 a 1,2 mm de espessura e com proporção de estanho-chumbo de 60/40. Esta solda é popularmente chamada de "60 por 40" ou simplesmente “solda para rádio” ou “solda para transistores”.

Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.