Make your own free website on Tripod.com
 
 

O que Soldar
A solda não “pega” em qualquer metal. Assim, a solda de estanho/chumbo usada em trabalhos eletrônicos é utilizada para fazer conexões, principalmente em peças de cobre ou cobre que tenha sido previamente estanhado. Metais como ferro, alumínio e outros não “aceitam” essa solda e nenhum componente poderá ser soldado neles.
SOLDANDO COMPONENTES
De posse de um soldador e tendo solda disponível, será interessante que o leitor saiba como soldar, devendo praticar um pouco antes de conseguir a soldagem perfeita, e somente depois partir para as montagens de aparelhos.
Uma maneira interessante de praticar é retirando componentes de algum aparelho velho e depois soldando-os em numa ponte de terminais ou em uma placa qualquer de circuito impresso.
Preparação do Soldador
b) Se o soldador for novo, sua ponta deverá ser bem limpa de modo que o metal brilhante apareça. Uma lima (ou lixa) serve para essa finalidade.
c) Estanhe a ponta do soldador. Se ela não estiver “molhada” com solda, o que sucede num soldador que já foi usado, quando o soldador estiver quente encoste um pouco de solda de modo que ela se funda. Essa solda irá “molhar” ou “estanhar” a ponta do ferro no local de uso, formando uma região brilhante de metal fundido, conforme mostra a foto.

A Solda
a) Se os terminais de componentes, fios ou locais de soldagem estiverem sujos ou oxidados, será preciso limpá-los para que a solda possa aderir.
Para isso use uma lâmina afiada (canivete, por exemplo), uma lixa fina ou mesmo uma lima. Remova toda a sujeira deixando aparecer o metal brilhante no local em que deve ser feita a soldagem.

   

 
 
Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.