Make your own free website on Tripod.com
 
 

b) Aqueça o local em que deve ser feita a soldagem, encostando ali a ponta do soldador e imediatamente encoste a solda nos terminais ou nos locais de solda (não encoste na ponta do ferro). Se o local estiver aquecido, a solda derreterá e envolverá os componentes que devem ser soldados, observe a foto.

Evite usar fluidos ou ácidos, pois os vapores gerados por essas substâncias podem atacar o próprio terminal do componente e outros componentes do aparelho causando corrosão. A solda será melhor, mas a vida útil da conexão ficará comprometida pela corrosão que pode ter início no momento da soldagem c) Derretendo quantidade suficiente de solda para envolver os elementos que devem ser soldados, afaste o soldador mantendo as peças firmes em sua posição até que a solda esfrie. Para endurecer completamente, o tempo necessário deverá ser da ordem de 5 a 10 segundos, dependendo do tamanho da junção.
A junção perfeita (solda boa) deve ficar lisa, brilhante, e envolver todo o local de junção dos componentes.
d) Se o local não for aquecido suficientemente, a solda poderá “empedrar” dando origem a maus contatos, ou seja, o componente não tem a aderência da solda e acabará por ficar solto. Uma solda desse tipo é denominada popularmente de “solda fria” e deve ser evitada de qualquer maneira.
Devem ser evitados também espalhamentos de solda que possam provocar curto-circuitos entre os terminais de componentes ou trilhas de uma placa de circuito impresso.
e) Feita a soldagem de todos os componentes de uma montagem, pode-se proteger a placa de circuito impresso com uma camada de verniz incolor.
Para outros tipos de montagens e/ou reparação, é conveniente verificar se os componentes soldados estão realmente firmes e se não houve “pingamento” de solda capaz de provocar curtos em outros componentes do aparelho.
Se tudo estiver bem feito, o leitor terá garantido um bom funcionamento de seu aparelho, no que depender da soldagem

   

 
 
Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.