Make your own free website on Tripod.com
 
 

Entendendo a Eletrônica: Energia, comunicação, tratamento, controle: a eletrônica é um dos alicerces do mundo contemporâneo. Apresentaremos os principais dispositivos, como por exemplo o transistor, os circuitos, os amplificadores ou os receptores de rádio. Esta seção serve também com uma base para se compreender melhor as outras que vêm a seguir (Eletrônica digital, componentes, ferramentas e técnicas, aplicações, projetos). A corrente flui como a água:

  • Existem certas semelhanças entre o comportamento da corrente elétrica e o de uma corrente de água, ainda que de um ponto de vista físico são fenômenos muito diferentes.
  • Por exemplo, a corrente flui nos cabos da mesma forma que a água flui pelas canalizações. Para que circule pelas mesmas é necessário uma força que as empurre.
  • Ambas podem transportar energia, por exemplo, para fazer girar uma máquina de lavar ou a roda de um moinho.
  • Esta comparação é útil para ilustrar alguns comportamentos da corrente elétrica, porém não devemos exagerá-los.
Circuitos elétricos: Uma pilha ligada com dois fios a uma lâmpada. A pilha proporciona energia à lâmpada. A pilha comporta-se como uma bomba que empurra a corrente de forma a passar pelos fios, atravessando a lâmpada. Esta fato ocorre se o circuito estiver fechado, que não tenha interrupções: a corrente deve poder sair de um extremo (polo) da pilha e entrar outra vez pelo outro. Com um circuito aberto, interrompido, a corrente não passa. Assim por exemplo, uma lanterna tem um interruptor para abrir e fechar o circuito.

O esquema: A figura mostra o esquema eletrico de uma pilha ligada a uma lâmpada. Num esquema, os componentes (pilha, lâmpada, fios) estão representados por símbolos convencionais, de forma que a leitura seja simples e imediata.O esquema permite assim descrever o circuito de uma forma compreensível e reproduzível.

   

 
 
Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.