Make your own free website on Tripod.com
 
 

Tensão e corrente: A tensão é a força que empurra a corrente para circular. Da mesma forma que a água se move sem uma bomba ou um desnível (diferença de altura), a corrente também não circula sozinha. A força que a empurra chama-se tensão, ou diferença de potencial, e é medida em volts (em abreviado, V), que tem o seu nome devido ao Alessandro Volta, que foi o inventor da pilha elétrica. As instalações domésticas tem normalmente uma tensão de 127V ou 220V, um valor suficientemente alto para ser perigoso. A baixa tensão de uma pilha (normalmente abaixo dos 12V) e de muitos circuitos eletrônicos pode ser, pelo contrário, totalmente inofensiva.

Quanta corrente passa? A corrente é medida em ampéres (em abreviatura A), nome que vem de Andrés-Marie Ampère, descobridor de numerosas leis e fenômenos elétricos. Por exemplo, uma lâmpada halogénica requer aproximadamente 1A (1 ampére), enquanto que um aquecedor elétrico de circulação de água pode utilizar até 10A. Ainda que ligados à mesma tensão de 220V, os dois dispositivos utilizam correntes diferentes, em função do trabalho desenvolvido.

Corrente contínua, corrente alternada: a corrente produzida pela pilha move-se apenas num sentido e chama-se corrente contínua, abreviado "c.c", "dc" ou "=". A corrente de uma residência move-se de forma alternada, nos dois sentidos: é uma corrente alternada. a abreviatura é a seguinte "c.a", "a.c", "~" ou "". Obviamente a tensão que a empurra também é alternada.

Unidades de medida: Para tensões e correntes muito grandes ou muito pequenas, volts e ampéres não são adequados: utilizam-se múltiplos ou sub-múltiplos. Medir em metros o Atlântico ou as patas das formigas não é prático: para tal, utilizamos os quilômetros, milímetros e outros múltiplos e sub-mútiplos. O mesmo fato ocorre com a eletrônica. Por sorte, basta decorar apenas alguns símbolos que depois são utilizados sempre da mesma maneira.

A tabela dos multiplicadores

Na seguinte tabela, mostram-se os principais prefixos multiplicadores, com exemplos reais de aplicações na eletrônica. Omitimos outros prefixos dos extremos da gama, como a terra (10¹²) de utilização bastante escassa.

 

 

 

 
 
Copyright © aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.