Make your own free website on Tripod.com
 
 

Pilhas e baterias

As pilhas e baterias são capazes de transforma energia química em energia elétrica, a partir de reações que ocorrem entre seus componentes internos.
Histórico=> A pilha foi inventada pelo italiano Alexandre Volta, durante um série de experimentos com vários tipos de placas metálicas e soluções acidas. Uma das experiências consistia em aproximar uma placa de zinco de outra de, cobre, separadas por uma tela impregnada de ácido sulfúrico.Volta observou que, nessas condições, circulava uma corrente elétrica muito fraca entre os elementos da composição. Para intensificar a corrente, ele dispôs os elementos em pilhas, na qual a parte superior era constituída por uma chapinha de cobre (o pólo ou eletrodo positivo) e a parte inferior por um de zinco (o pólo ou eletrodo negativo) O conjunto tornou-se eficiente e passou a ser chamado de pilha de Volta.
Construção e funcionamento: É possível construir uma pilha semelhante à de Volta. Para isso, teremos que ter em casa um pequena vasilha de vidro, duas barras ou varetas, uma de cobre e uma de zinco, e um pouco de ácido sulfúrico diluído em água (para obter o eletrólito). Colocando-se o eletrólito na vasilha de vidro, e mergulhando nela as duas varetas de metal separadas, haverá uma diferença de potencial entre o pólo positivo (ponta da vareta de cobre) e o pólo negativo (ponta da vareta de zinco).
Classificação dos geradores quanto ao tipo:
Todos os geradores eletroquímicos desenvolvidos com base na pilha de Volta são constituídos essencialmente de dois eletrodos e um eletrólito, mesmo que sejam diferentes entre si por muitas outras características. Dependendo do trabalho que desenvolvem e de suas propriedades específicas, os geradores eletroquímicos podem ser classificados em dois grupos:
  • Geradores eletrolíticos primários, que não podem ser recarregados;
  • Geradores eletrolíticos secundários . recarregáveis.

Os geradores eletrolíticos primários são aqueles que produzem um único processo de descarga, pois suas reações químicas internas são irreversíveis. Dessa maneira, no final de um determinado período de uso, o gerador se esgota, pois seus componentes internos se degradam completamente.

 

 
 
Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.