Make your own free website on Tripod.com
 
 

Transistores

A história
A pesquisa que levou à descoberta do transistor buscava um substituto para as válvulas eletrônicas. O transistor é justamente isto: um substituto das válvulas. Ele é mais eficiente, mais barato, menor e gasta muito menos energia do que sua antecessora. Mas, então, para o que serviam as válvulas?

O problema
No fim do século XIX, começaram as primeiras pesquisas com transmissão de ondas de rádio. Os cientistas conseguiam codificar sons em uma onda eletromagnética (é o que faz um microfone) e transmitir essa onda. Para detectá-la a distância, porém, havia dois problemas. O primeiro era a retirar a informação da onda que a carregava. O segundo problema era que a onda chegava muito fraca.
A solução para o primeiro problema consistia, basicamente em transformar uma corrente alternada (a onda que chegava) em corrente contínua, que poderia ir para um fone de ouvidos ou alto-falante. O problema foi inicialmente solucionado por cristais. O físico alemão Ferdinand Braun havia descoberto, em 1.874, que cristais, sob certas condições, conduziam corrente elétrica em apenas um sentido. Esse fenômeno, chamado retificação, era capaz de separar a informação da onda recebida. (ver artigo Rádios de Galena).
Vinha então o segundo problema: os primeiros experimentos somente conseguiam restituir o som original em fones de ouvidos, muito fracamente. O desafio era então aumentar o volume dos sons recebidos; para usar o termo que seria adotado futuramente, faltava amplificar o sinal recebido.
A descoberta
O caminho se mostrou correto. A equipe conseguiu produzir o primeiro transístor em 1.947, após 11 anos de pesquisas. Em poucos anos o invento se disseminaria por todo o parque industrial e permitiria uma onda de inovações tecnológias sem precedentes. Os rádios portáteis, então tornados possíveis, traziam estampada a expressão "Solid State" ( estado sólido ), em referência à ausência de válvulas, já que seus circuitos eram construídos com cristais (sólidos, sem vácuo ou preenchimento com gases).
 
   

 
 
Copyright aprendendoeletronica.tripod.com.br 2004. Todos os direitos reservados.